PROGRAMA PERFORMATIVO: APONTAMENTOS E PROBLEMAS SOBRE UMA POSSÍVEL PEDAGOGIA DO SABER COMO EXPERIÊNCIA

Patricia Leonardelli

Resumo


A partir dos conceitos de deslocamento da percepção, deriva natural e deriva cultural, desenvolvidos por Humberto Maturana em sua obra “A Ontologia da realidade”, esse texto deseja debater a problemática pedagógica do programa performativo como possível matriz artístico-educacional na perspectiva do ensino como desdobramento potencial e não transmissão conteudística na relação professor-aluno. O que define uma experiência e como ela pode efetivamente adensar um fluxo com consistência suficiente para delimitar um saber? Quais as vivências que podem ser tomadas como experiência? E, em especial, como a perspectiva construtivista da Biologia do Conhecimento de Maturana pode contribuir para tal discussão.


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Referências


FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O Corpo-Em-Experiência. Ilinx – Revista do Lume, n. 4, 2013.

______. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, n. 8, 2008.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento – As bases biológicas do conhecimento humano. Campinas: Ed. Psy, 1995.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. De máquinas e seres vivos. Autopoiese, a Organização do Vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MATURANA, Humberto. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

Biblioteca Humberto Maturana:

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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