MOVIMENTOS DO PENSAR E DO APRENDER A MATEMÁTICA ESCOLAR

Alexandrina Monteiro

Resumo


Esse texto tem por objetivo explorar o pensamento de Gilles Deleuze sobre questões relacionadas ao aprender de duas jovens do sexto ano cujo professor de matemática as atende depois das aulas com o objetivo auxiliá-las na aprendizagem dessa disciplina. O professor questiona o que pode estar ocorrendo com as pois, mesmo utilizando recursos da resolução de problemas e jogos ele não consegue ajudá-las a se deslocarem na compreensão de conteúdos básicos. Assim, conclui que o problema está nas estudantes que devem possuir algum tipo de transtorno de aprendizagem mesmo sem possuírem laudo médico. O aqui proposto desafio é reler uma cena dessa aula de reforço a partir das ferramentas deleuzianas e com isso relativizar o lugar dos sujeitos deslocando-os do lugar da aprendizagem para o lugar do aprender deleuziano.

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. 2. ed. RJ: Graal, 2006.

______. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 1987.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MIGUEL, Antonio. Is the mathematics education a problem for the school or is the school a problem for the mathematics education? RIPEM – International Journal For Research In Mathematics Education, v. 4, n. 2, 2014, p. 5-35.

NASCIMENTO, Roberto Duarte Santana. Teoria dos signos no pensamento de Gilles Deleuze. 2012. Tese (Doutorado) – Unicamp, IFCH, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons