LEITURAS E ESCRITAS DO CINEMA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO COM OS FEMININOS

Marcelly Camacho Torteli Faria, Sandra Regina Freitas do Amaral, Wenceslao Machado de Oliveira Junior

Resumo


Apresentaremos algumas cartografias femininas esboçadas em uma pesquisa em andamento. Foram tecidas a partir de leituras e experimentações com a multiplicidade de textos e filmes produzidos pelas educadoras e pesquisadoras do Cineclube de duas escolas públicas de educação infantil de Campinas.


Texto completo:

PDF

Referências


ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ANDRADE, Elenise Cristina Pires. A superfície ex-cri(p)ta em professores e professoras: curri, corre, colares, dores, simulando silêncios ensurdecedores. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Unicamp: Campinas, 2006.

ANDRADE, Elenise Cristina Pires; DIAS, Susana Oliveira. Biotecnologias, escritas, imagens, e... e(m) maquinações. In: AMORIM, A. C.; GALLO, S.; OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. (org.). Conexões: Deleuze e imagem e pensamento e... Petrópolis: De Petrus; Brasília: CNPq, 2011, p. 193-204.

AMOR y revolución: cines, educación y nuevos espacios femininos. Direção: Cineclube Regente/Cha, Marcelly Camacho e Sandra Amaral. Campinas / Havana - Cuba, 2020. 1 vídeo (12 minutos), son. color. Disponível em: https://youtu.be/eKNOp8arDBU.

BARROS, Regina Benevides de; PASSOS, Eduardo. Diário de bordo de uma viagem-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010, p. 172-200.

BEAUVOIR, Simone. A força da idade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 222-243.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas, vol. II. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 71-142.

DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2015.

DUSSEL, Inés. Historicising girls’ material cultures in schools: revisiting photographs of girls in uniforms. Women's History Review, v. 29, n. 3, p. 429-443, 2019a. DOI: 10.1080/09612025.2019.1611124. Acesso em: 23 abr 2020.

DUSSEL, Inés. Historias de cavernas, pupitres y guardapolvos. In: DUSSEL, I. Latinoamérica: la educación y su historia: nuevos enfoques par asu debate y enseñanza. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, Buenos Aires, 2019b, p. 35-55.

CONCEIÇÃO, Evaristo. Fêmea-Fênix. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/conceicao-evaristo-poemas/. Acesso em: 25 dez. 2020.

GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira. Pedagogia libertária: educação e revolução. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) – Unicamp, Campinas, 1990.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever e esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GUIMARÃES, César. O que é comunidade de cinema? Revista ECO PÓS, Rio de Janeiro, v. 18, n., p. 44-56, maio 2015.

JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas. Vitruvius/Arquitextos, São Paulo, ano 08, n. 93, p. 30-60, fev. 2008. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/ read/arquitextos/08.093/165. Acesso em: 15 dez. 2020.

LEITE, César Donizete Pereira. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. Belo Horizonto: Relicário, 2019.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de et al. Encantamentos e desassossegos - fragmentos dos (des)encontros entre cinema e escola de educação infantil. In: TEBET, G. (org.). Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019, p. 319-356.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. ClimaCom, Campinas, ano 7, n. 17, p. 01-18, 2020. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wenceslao-jr-florestas/. Acesso em: 15 dez. 2020.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2016.

SARLO, Beatriz. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920-1930. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.

SIMÕES, Mariane et. al. Profanando-e-resistindo: sobre muros e pertencimentos. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, n. 1, v. 1, p. 25-37, 2017.

TURINO, Célio. Manguezal. In: TURINO, C. Ponto de cultura: o Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2010, p.179-180.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p161-173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons