LEITURAS E ESCRITAS DO CINEMA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO COM OS FEMININOS
Resumo
Apresentaremos algumas cartografias femininas esboçadas em uma pesquisa em andamento. Foram tecidas a partir de leituras e experimentações com a multiplicidade de textos e filmes produzidos pelas educadoras e pesquisadoras do Cineclube de duas escolas públicas de educação infantil de Campinas.
Texto completo:
PDFReferências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
ANDRADE, Elenise Cristina Pires. A superfície ex-cri(p)ta em professores e professoras: curri, corre, colares, dores, simulando silêncios ensurdecedores. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Unicamp: Campinas, 2006.
ANDRADE, Elenise Cristina Pires; DIAS, Susana Oliveira. Biotecnologias, escritas, imagens, e... e(m) maquinações. In: AMORIM, A. C.; GALLO, S.; OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. (org.). Conexões: Deleuze e imagem e pensamento e... Petrópolis: De Petrus; Brasília: CNPq, 2011, p. 193-204.
AMOR y revolución: cines, educación y nuevos espacios femininos. Direção: Cineclube Regente/Cha, Marcelly Camacho e Sandra Amaral. Campinas / Havana - Cuba, 2020. 1 vídeo (12 minutos), son. color. Disponível em: https://youtu.be/eKNOp8arDBU.
BARROS, Regina Benevides de; PASSOS, Eduardo. Diário de bordo de uma viagem-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010, p. 172-200.
BEAUVOIR, Simone. A força da idade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 222-243.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas, vol. II. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 71-142.
DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
DUSSEL, Inés. Historicising girls’ material cultures in schools: revisiting photographs of girls in uniforms. Women's History Review, v. 29, n. 3, p. 429-443, 2019a. DOI: 10.1080/09612025.2019.1611124. Acesso em: 23 abr 2020.
DUSSEL, Inés. Historias de cavernas, pupitres y guardapolvos. In: DUSSEL, I. Latinoamérica: la educación y su historia: nuevos enfoques par asu debate y enseñanza. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, Buenos Aires, 2019b, p. 35-55.
CONCEIÇÃO, Evaristo. Fêmea-Fênix. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/conceicao-evaristo-poemas/. Acesso em: 25 dez. 2020.
GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira. Pedagogia libertária: educação e revolução. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) – Unicamp, Campinas, 1990.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever e esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
GUIMARÃES, César. O que é comunidade de cinema? Revista ECO PÓS, Rio de Janeiro, v. 18, n., p. 44-56, maio 2015.
JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas. Vitruvius/Arquitextos, São Paulo, ano 08, n. 93, p. 30-60, fev. 2008. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/ read/arquitextos/08.093/165. Acesso em: 15 dez. 2020.
LEITE, César Donizete Pereira. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. Belo Horizonto: Relicário, 2019.
OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de et al. Encantamentos e desassossegos - fragmentos dos (des)encontros entre cinema e escola de educação infantil. In: TEBET, G. (org.). Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019, p. 319-356.
OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. ClimaCom, Campinas, ano 7, n. 17, p. 01-18, 2020. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wenceslao-jr-florestas/. Acesso em: 15 dez. 2020.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2016.
SARLO, Beatriz. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920-1930. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
SIMÕES, Mariane et. al. Profanando-e-resistindo: sobre muros e pertencimentos. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, n. 1, v. 1, p. 25-37, 2017.
TURINO, Célio. Manguezal. In: TURINO, C. Ponto de cultura: o Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2010, p.179-180.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p161-173
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026