OS DIÁRIOS DE LEITURA NO DIREITO: POR UMA NOVA RELAÇÃO COM OS TEXTOS JURÍDICOS
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa realizada com a finalidade de discutir e avaliar a utilização dos diários de leitura no ensino do direito processual civil, que pode contribuir para o aprimoramento da técnica de interpretação do gênero jurídico-literário e o enfrentamento de dificuldades da ordem do letramento jurídico. O aporte teórico advém do interacionismo sociodiscursivo, de Jean-Paul Bronckart, e dos diários de leitura, amplamente estudados por Anna Rachel Machado. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo, através do ensino e aplicação dos diários de leitura a uma turma do 4° semestre de um curso de Direito em Campinas – SP. Constatou-se que a utilização dos diários de leitura no ensino e aprendizagem do direito processual civil, em acréscimo aos métodos tradicionais de ensino, incrementa a capacidade de aprendizagem dos alunos, através da conjugação de fatores sociossubjetivos e o potencial de aprendizagem dos discentes.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Alexandre Marchioni Leite de. Os diários de leitura no direito : uma proposta de letramento jurídico. Itatiba, 2018.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 2003.
BUENO, Cassio Scarpinella. Manual de Direito Processual Civil. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
MACHADO, Anna Rachel. O diário de leituras. A introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo. Martins Fontes, 1998.
PINHO. Humberto Dalla Bernardina de. Direito Processual Civil Contemporâneo. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p333-342
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026