O MALABARISMO DE PESCADA E MATRINXÃ PARA ACOMPANHAR A 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS ESCOLAR NO BAIXO RIO BRANCO-RORAINÓPOLIS-RR

Maria Clelia Pereira da Costa

Resumo


Esse artigo apresenta o malabarismo das coordenadoras pedagógicas para acompanhar a Feira de Ciências no baixo rio Branco. Base teórica Tardif (2007) e Nòvoa (2002). Os resultados apontam para a dificuldade dos professores em trabalhar com projetos científicos.


Texto completo:

PDF

Referências


Desordenado, e revolto e vacilante, e destruindo, construindo e devastando, apagando numa hora o que erigiu em decênios − com a ânsia, com a tortura, com o exaspero de monstruosos artistas incontestáveis a retocar, a refazer e a recomeçar perpetuamente um quadro indefinido [...] tal é o rio, tal, a sua história: revolta, desordenada, incompleta. A Amazônia selvagem sempre teve o dom de impressionar a civilização distante. Desde os primeiros tempos da colônia, as mais imponentes expedições e solenes visitas pastorais [...] para lá os mais venerados bispos, os mais garbosos capitães-gerais, os mais lúcidos cientistas. (Cunha , 2006, p. 25)

“[...] O poder que espreitava essas vidas, que as perseguiu, que prestou atenção, ainda que por um instante, em suas queixas e em seu pequeno tumulto, e que as marcou com suas garras” (FOUCAULT, 2003, p. 206).

É impossível separar as dimensões pessoais e profissionais. Que ensinamos aquilo que somos e que, naquilo que somos, se encontra muito daquilo que ensinamos. Que importa, por isso, que os professores se preparem para um trabalho sobre si próprio, para um trabalho de autoreflexão e de autoanálise. (NÒVOA, 2002, p. 48)

Segundo Piletti (2001, p. 73) “É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo (...) É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem”.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p947-958

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons