A LEITURA DE LITERATURA INFANTOJUVENIL EM SALA DE AULA: UM RELATO SOBRE FORMAÇÃO DE LEITORES EM UMA TURMA DE 7º ANO

Fabiane Lemos de Freitas Garcia

Resumo


Este trabalho pretende apresentar um relato sobre um projeto de leitura, desenvolvido com uma turma de 7º ano de escola pública municipal em Três Lagoas, MS, a partir da leitura de Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Como parte integrante de um curso de especialização, a proposta surgiu diante da observação da realidade sobre a prática e o ensino da leitura de literatura em sala de aula da professora- pesquisadora. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, e, a partir de entrevistas, foram apurados dados relativos à experiência leitora dos alunos, o que possibilitou um quadro real sobre o desencontro entre o leitor e o texto literário. Os resultados alcançados foram satisfatórios, na medida em que oportunizou aos alunos a leitura da obra lobateana e, principalmente, condicionou uma mudança de postura da professora-pesquisadora sobre sua prática de ensino da leitura de literatura.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a literatura. In: SOUZA, R. J. (org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004, p. 38-47.

PERROTTI, Edmir. Leitores, ledores e outros afins: apontamentos sobre a formação do leitor. In: PRADO, J.; CONDINI, P. (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999, p. 31-40.

PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

SANDRONI, Luciana. Minhas memórias de Lobato. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Ensino-aprendizagem e leitura: desafios do trabalho docente. In: SOUZA, R. J. (org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004, p. 26-35.

SOUZA, Renata Junqueira de; SANTOS, Caroline Cassiana Silva dos. A leitura da literatura infantil na escola. In: SOUZA, R. J. (org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004, p. 80-89.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p863-870

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons