SOBRE A NOÇÃO DE LEITURA E DE ENSINO DE LEITURA EM DOCUMENTOS CURRICULARES NO CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EJA DA CIDADE DE ARAGUAÍNA – TO
Resumo
Neste trabalho objetivamos investigar aspectos que caracterizam a perspectiva de letramento planejada para o ensino de língua portuguesa na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tocantinense. Para tal, evidenciaremos a noção de leitura e de ensino de leitura presentes em dois documentos educacionais orientadores para o ensino na EJA, na cidade de Araguaína - TO. Tais documentos educacionais trazem princípios teórico-metodológicos que, em princípio, norteiam planos de ensino de aulas na EJA araguainense, inclusive as de língua portuguesa, aulas nas quais a leitura é tida como objeto de ensino. Este estudo caracteriza-se como um estudo de caso, ligado à abordagem qualitativa-interpretativista de pesquisa. A partir das análises, nota-se que os princípios e noções teórico-metodológicas contidos nesses documentos podem trazer implicações para as práticas de leitura mobilizadas no âmbito da sala de aula de língua portuguesa na EJA.
Palavras-chave: Aula de língua portuguesa; educação de jovens e adultos; letramento escolar.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p280-290
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026