A LITERATURA COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
Resumo
O presente artigo explicitará as principais considerações realizadas na dissertação de mestrado intitulada “Ressignificando o uso da literatura para educação étnico-racial” apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo sob orientação da professora doutora Dislane Zerbinatti Moraes. A pesquisa discutiu literatura e formação humana, considerando os aspectos que envolvem a obrigatoriedade dos estudos de cultura africana e afro-brasileira na escola, sob a perspectiva da Lei 10.639 de 2003, alterada pela Lei 11.645 de 2008. Os objetivos da pesquisa encontram-se relacionados ao contexto de realização da lei, suas condições de elaboração dentro da escola e retomada de seus sentidos de aplicabilidade. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa com aspectos que a inserem dentre os estudos etnográficos e propôs um estudo de caso que envolveu os sujeitos de pesquisa, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de São Paulo. O referencial teórico foi constituído por autores que estudam e problematizam as questões étnicos-raciais relacionadas ao negro e discutem o uso da Literatura no desenvolvimento do processo de humanização do indivíduo. Dessa forma, pudemos explicitar em nossas considerações finais que ressignificar o uso da literatura na escola compreende direcioná-lo na condição de proporcionar conhecimento e transformação no indivíduo a partir de uma experiência significativa.
Palavras-chave: Relações Étnicas; Literatura; Práticas escolares.
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e-ISSN: 1980-9026
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