AS BRINCADEIRAS NO RECREIO: AÇÕES VOLITIVAS NOS TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Vania Maria Batista Sarmanho, Simone de Jesus da Fonseca Loureiro, José Anchieta de Oliveira Bentes

Resumo


O artigo analisa os textos das crianças, sobre as ações volitivas atribuídas às brincadeiras no recreio, do 3º ano do ensino fundamental, de duas escolas públicas de Belém-PA, baseado nas obras de Vigotski, cujo textos sinalizam o gosto individual e coletivo das crianças frente a brincadeira.


Texto completo:

PDF

Referências


BELÉM. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Formação de Professores. Provinha Belém: teste leitura e escrita 2016/2. Belém: SEMEC/CFP, 2016.

SARMENTO, M. Imaginário e Culturas da Infância. Cadernos de Educação (Revista da Fac. Educação da Univ. de Pelotas, RS, Brasil), 2003, ano 12, nº 21, p.51-69. Disponível em < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1467>. Acesso em dez. de 2018.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 1076-1094, 26 ago. 2016. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/33006>. Acesso em 05 fev. 2018.

VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução de Zoia Prestes. In: Revista Virtual de gestão de Iniciativas Sociais, publicada em junho de 2008. p. 18-36. (1933/2008). Disponível em . Acesso em 06 mar. 2019.

VIGOTSKI, L S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores apresentação e comentário Ana Luiza Smolka; Trad. Zoia Preste, São Paulo: Ática. 1933/2009.

VYGOTSKY, L S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984/1994. p. 121-137.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p232-242

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons