PRÁTICAS DE LEITURA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL
Resumo
O presente artigo partiu da verificação de que os estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel (Ingá-PB) têm dificuldades de leitura e escrita. Por outro lado, entendemos que o estudo dos conteúdos históricos, realizado pela disciplina de História, contribuiu para a melhora das condições de ensino dessa escola básica. Por meio do estudo dessa área de conhecimento, pode-se produzir ações de leitura que estabeleceram relações entre fatos que ocorrem no presente com os ocorridos no passado. Entendemos que o processo de contextualização no cotidiano dos alunos na relação com as narrativas de memórias possibilitou, também o surgimento de práticas de leitura criadoras e inventivas, as quais tiveram um caráter multidimensional. Em relação aos aportes teóricos que utilizamos para o desenvolvimento desta pesquisa, destacam-se as concepções dos seguintes autores: W. Benjamin; José Carlos Reis; Maria Carolina B. Galzerani e Circe Bittencourt.
Palavras-chave: Ensino de História. Leitura. Narrativas de memória.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p176-186
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
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