O QUE EM GERAL SE DIZ DE CRIANÇAS E DE JOVENS LEITORES? UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE REPRESENTAÇÕES DA LEITURA E DOS LEITORES NA ATUALIDADE

Andrei Cezar da Silva, Jéssica de Oliveira

Resumo


Nos propomos, neste artigo, a tratar de alguns discursos sobre a leitura e de representações acerca dos leitores, que são compartilhados consensualmente hoje em dia. De maneira mais específica, nos deteremos na análise de representações de crianças e jovens na condição de leitores, tanto no que diz respeito àquelas que são feitas acerca deles, quanto àquelas que eles próprios compartilham sobre si. Para isso, nos apoiaremos em duas fontes: adaptações de obras clássicas destinadas ao público infantil e juvenil, publicadas sob a forma de livro impresso; e declarações de jovens leitores publicadas virtualmente em uma rede social dedicada ao tema da leitura. Com esse tipo de análise, nosso objetivo é, portanto, contribuir para a reflexão crítica acerca dos discursos sobre a leitura e, no interior deles, das representações compartilhadas acerca dos leitores infantis e juvenis na atualidade.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p632-641

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