GERAÇÃO Z E O GRITO CANTANTE: LIBERDADE CRIATIVA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Michelle de Souza Prado

Resumo


Este artigo é um recorte de experiência retirado de nossa prática docente em língua portuguesa da rede pública estadual paulista. Trata-se de paródias musicais desenvolvidas por adolescentes para estudo de textos da tipologia argumentar. Somente após findada a passagem didática, revisitando o produto à luz de referencial teórico, constatamos um discurso em muitas destas canções que traz dados sobre a realidade de dentro dos muros escolares, percepções críticas do espaço e de si enquanto membro de um corpo escolar. Em face do exposto, a discussão apresentada será do tipo estudo de caso cuja abordagem é fenomenológica, dado o caráter de experiência vivida com o pesquisador inserido no contexto e que revisita o material após sua conclusão. Nosso referencial teórico teve por base Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), o qual dialogou com Vygotsky (1996a, 1996b), Kehl (2004), Vargas Gil Souza (2004), Fonseca (2011), entre outros.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p457-466

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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