O TRABALHO NO COTIDIANO ESCOLAR COM A LITERATURA INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SOBRE O PROTAGONISMO INFANTIL NO ATO DE LER, CONTAR E DOAR

Maria Luisa Furlin Bampi, Virginia Georg Schindhelm

Resumo


O estudo reflete a mediação literária numa escola de Educação Infantil. Uma pesquisa narrativa exploratória com o seguinte objetivo: compartilhar livros numa ação solidária entre crianças, família e livros literários.


Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA, Mônica Correia. Alfabetização e letramento em classes de crianças menores de sete anos. In: DALBEN, Â. et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 95-110.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. S. P. Rouanet. 14. reimpr. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras Escolhidas, vol.1).

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de professoras e pesquisaformação: círculo virtuoso narrativaescuta. In: SANGENIS, L. F. C.; DE OLIVEIRA, E. F.; CARREIRO, H. J. S. (org.). Formação de professores para uma educação plural e democrática: narrativas, saberes, práticas educativas na América Latina. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018, p. 31-50.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: setembro 2021.

CANDIDO, Antonio. O direito a literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Ouro Sobre o Azul, 2011, p. 171-193.

CORSARO, William. A. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MÜLLER, F.; CARVALHO, A. M. A. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009, p. 21-30.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Os desafios da pesquisa biográfica em educação. In: SOUZA, E. C. (org.). Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 43-58.

FERNANDES, Célia Regina. Avós e netos na literatura infantil: vidas compartilhadas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1089-1112, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/LLL55dccMSdgFKy5W7gDGkx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 out. 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida, DA SILVA, Lilian Lopes Martin. Ler é tão bom! A leitura da literatura... Linha Mestra, n. 40, p. 59-69, 2020. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/335#:~:text=LEITURA%20DA%20LITERATURA.-,-Norma%20Sandra%20de. Acesso em: 06 set. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 41. ed, São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 13. ed. Campinas: Papirus. 2015.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

NETA, Maria Aurora, Teorias sobre leitura: dobras e desdobras compartilhadas por Freire, Proust e Benjamim. Ícone, v. 17, p.88-101, mai. 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição; FURLANETTO, Ecleide Cunico; PALMA. Rute Cristina Domingos da. Pesquisa (auto)biográfica, infâncias, escola e diálogos intergeracionais. Curitiba: CRV. 2016.

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vygotsky no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação Contemporânea).

REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. Rio de Janeiro: GLOBAL, 2010.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Imaginação e criatividade na infância. Trad. J. P. Fróis. São Paulo: Martins Fontes, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p228-237

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons