ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O MURO COMO SUPORTE PARA A LEITURA DE POEMA

Lorena Bischoff Trescastro, Cilene Maria Valente da Silva, Marta Regina Silva Ferreira

Resumo


Fundamentado em Zilberman (2003), Colomer (2007) e Chartier (1999, 2002), o artigo apresenta uma experiência de compreensão leitora de poema por crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Belém-PA, cuja leitura deslocou-se da sala de aula para a pintura de muro.


Texto completo:

PDF

Referências


CADEMARTORI, Ligia. As narratividades. In: BAPTISTA, Monica Correia et al (Orgs.). Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015, p. 31-38.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução Laura

Sandroni. São Paulo: Global, 2007, 207 p.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo:

Editora UNESP, 2002, 144 p.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1999, 160 p.

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. 22. ed. São Paulo: Ática, 2009, 688 p.

PAES, José Paulo. Convite. Litera Infantil. Maio 2010. Disponível em: http://literainfanto.blogspot.com/2010/05/convite-jose-paulo-paes.html. Acesso em: 19 fev. 2016.

SILVA, Vaneide Lima. Brincando com as palavras: leitura da poesia infantil de José Paulo Paes. Graphos, João Pessoa, v. VI, n. 1, p. 177-190, dez. 2003.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003, 235 p.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p994-1002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons