A LINHA BATE NA PEDRA: OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

Alberto Fernando Gil Dias, Nayra Ferreira de Almeida

Resumo


O presente artigo propõe-se a apresentar um relato da realização de um curso de Escrita Criativa para alunos dos anos finais do fundamental II em contexto de isolamento social. Concluiu-se que atividades que destaquem e estimulem a imaginação são possíveis mesmo no formato remoto ou híbrido.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Milton José de. Ensinar Português ? In: GERALDI, João Wanderley. O Texto na Sala de Aula. 4. ed. Campinas: Ática, 2006.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

____________. (VOLÓCHINOV) Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12.ed. São Paulo: Hucitec, 2006

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. 1.ed. São Paulo: Leya, 2010

CÂNDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: CÂNDIDO, Antonio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011, p.171-193

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2014CRISTOFOLETI, Rita de Cássia; OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Verdade, mentira ou apenas um caso de poesia? A produção imaginária cultivada na escola. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, Vol. 26, n.51, Jan-Abr. 2016, p. 64-78

DOLZ ,Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. 1.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2004

FREIRE, Marcelino (org.). Os cem menores contos brasileiros do século. 1.ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2004

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989

GERALDI, João Wanderley. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 1.ed. São Paulo: Ática, 2011, p.99-101

________________.A prática da leitura. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 1.ed. São Paulo: Ática, 2011, p. 71-73

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. 1.ed. Barcelona: Editorial Laertes, 1996

LARROSA, Jorge. Notas sobre o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. In: Revista Brasileira de Educação, n.19, jan/fev./mar./abr. 2002, p.21 (Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em 20/10/2020)

LEITE, Lígia Chiappini de Moraes. Gramática e Literatura: Desencontros e Esperanças. In: GERALDI, João Wanderley. O Texto na Sala de Aula. 4. ed. Campinas: Ática, 2006. Cap. 2. p. 20-27.

LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras, p. 178

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Ângela Paiva Dionísio, Ana Rachel Machado, Maria Auxiliadora Bezerra (Orgs). São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

MORAN, José. Educação híbrida – um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Ensino híbrido – Personalização e tecnologia na educação. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015

OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: as mediações da professora e o desenvolvimento da reflexividade nas crianças. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós Graduação, UNIMEP, Piracicaba, 2005.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos – Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p.11-31

SAMPAIO, Lucimar Pinheiro da Silva. Gêneros discursivos depois da aula? Leitura e produção de textos por meio do Google Classroom. In: BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes et al. (orgs.) Letramentos e tecnologias digitais – Navegando pela sala de aula da Educação Básica. (Série Professor Criativo, volume 5) 1.ed. Belo Horizonte: Pipa Comunicação, 2018

SAMPAIO, Renata Maurício. Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4430

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. 1.ed. Coimbra: Almedina, 2020

SANTOS, Julio César de Carvalho Santos. O gênero miniconto por uma perspectiva bakhtiniana. In: Revista Pesquisas em Discursos Pedagógicos. Rio de Janeiro, 2016, 2. semestre. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/28277/28277.PDF. Acesso em 08 de out. 2021

SÃO PAULO. Resolução SE 66, de 9-12-2019 - Estabelece as diretrizes da organização curricular do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual de ensino de São Paulo. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/lise/sislegis/detresol.asp?strAto=201912090066

SEMEGHINI-SIQUEIRA, I. Modos de ler textos informativos impressos / virtuais e questões sobre memória: estratégias para alavancar a construção do conhecimento em diferentes disciplinas. In: REZENDE, N.; RIOLFI, C.; SEMEGHINI-SIQUEIRA, I. (Orgs.). Linguagem e Educação: implicações técnicas, éticas e estéticas. São Paulo: Humanitas, 2006, p. 169-203.

SFORNI, M. S. de F. Aprendizagem e desenvolvimento: o papel da mediação. In: CAPELLINI, V. L. F.; MANZONI, R. (Orgs.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. 1ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/ibaiti/ arquivos/File/Sforni.pdf. Acesso 22 dez 2011.”

VALENTE, José Armando. O ensino híbrido veio para ficar. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Ensino híbrido – Personalização e tecnologia na educação. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015

VIGOTSKI, Liev Semionovich. “A educação estética”. In:_______.Psicologia estética. Tradução de Claudia Schilling. 1.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003

__________ 1896-1934 – Imaginação e Criação na Infância: Ensaio Psicológico: livro para professores / Lev Semionovich Vigotski ; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka tradução Zoia Prestes – São Paulo :Ática, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p871-884

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons