LEITURAS SOBRE O FENÔMENO BULLYING NAS ESCOLAS: DESAFIOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA

Sheila Daniela Medeiros dos Santos

Resumo


Este artigo objetiva analisar a significação do termo bullying presente nos discursos de jornais digitais de grande impacto no Brasil sobre um fato que ocorreu, em 2017, em uma escola da rede privada localizada em Goiânia, Goiás. Para concretizar este trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural, cuja base epistemológica é o materialismo histórico e dialético. Os resultados da pesquisa mostram que o termo bullying, ao ser forjado na esteira da agenda neoliberal, oculta tensões e contradições que estão na base do fenômeno da violência, contribuindo para a consolidação de posturas dogmáticas e conformistas e para a aceitação de conhecimentos pseudocientíficos, os quais entravam os processos de emancipação e de busca de propostas efetivas para combater o fenômeno da violência.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p583-592

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