ESQUIZOESCRITURADAS: EXPERIMENTAÇÕES DE UM DEVIR-MATILHA
Resumo
Este ensaio tem como base um conjunto de materiais heterogêneos produzidos coletivamente ao longo do curso “Esquizoanálise: ferramentas-conceito na potencialização das práticas sociais e institucionais”, realizado em 2020, no contexto da pandemia de COVID-19. É a partir disso que propomos uma discussão sobre o processo de aprendizagem e de escrita coletiva, tendo como enfoque a ampliação da percepção para além da experiência racional de um sujeito individual. Partimos da localização de pistas sobre conceito de Esquizoanálise (BUCHANAN, 2013; GUATTARI, 1981; GUATTARI, ROLNIK, 1996; ROLNIK, 2016), a partir das quais se desdobraram experimentações com diferentes linguagens artísticas como colagem, fotografia, audiovisual e poesia. Além de uma atualização (DELEUZE, 1999) dos conceitos discutidos, entendemos que esse processo envolve a composição de uma cartografia das linhas que atravessaram o grupo em seus encontros. Como procedimentos metodológicos, consideramos aspectos da bricolagem (BAREMBLITT, 1998) e da possessão (SANT’ANNA, 2001). Compreendemos que a aposta nessas experimentações criou condições de possibilidade para a passagem de um devir-matilha, o qual apresentou potência para transformar os corpos aí implicados e compor o processo de escrita manifesto neste ensaio.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n47p75-89
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
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