SOMBRA, LUZ, AÇÃO! EXPERIMENTAÇÕES E POTÊNCIAS DO CINEMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Juliana Pereira da Silva Oliveira, Wenceslao Machado de Oliveira Junior

Resumo


O texto parte do relato de duas experiências com sombra e luz no contexto de um cineclube escolar centrado na proposta de ver-conversar-fazer cinema na escola. O relato aponta o quanto esta experiência, realizada na Educação Infantil, tem sido atravessada pelo coletivo da escola de diversas maneiras, bem como as experimentações com cinema se fazem acompanhar de preocupações éticas e estéticas da relação entre as crianças e as imagens. No texto, o anonimato, a música e o prazer das crianças aparecem como motes de criação para os filmes.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, E. “Lumière!”: e o cinema fez luz sobre o mundo graças aos irmãos Lumière. Observador, 2017. Disponível em: https://observador.pt/2017/10/12/lumiere-e-o-cinema-fez-luz-sobre-o-mundo-gracas-aos-irmaos-lumiere/ Acesso em: 06 jan. 2021.

MELO, D. 20 filmes que exploram o olhar das crianças sobre o mundo. Centro de Referência em Educação Integral, 2017. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/20-filmes-que-exploram-o-olhar-das-criancas-sobre-o-mundo/?fbclid=IwAR1-pe5wEvch_iMn3EiwnbDM9SEfUZjPU4BkYlwxreJQlH99hk1Kp0Y2I5g) Acesso em: 06 jan. 2021.

PALAVRA CANTADA. Faz de Conta. DVD As Melhores Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada, São Paulo, 2011.

PALAVRA CANTADA. Rato. DVD Palavra Cantada Clipes, São Paulo, 2000.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n43p81-92

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons