ESTUDOS DA LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria de Fátima Fátima Xavier da Anunciação de Almeida

Resumo


Neste artigo apresentamos um panorama de estudos sobre o livro didático de língua portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental, produzidos em Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras no país. O corpus da pesquisa são as produções acadêmicas de 2010 a 2019, identificadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/MEC. Trata-se de um levantamento bibliográfico para mapear os estudos realizados sobre o tema, para compor a primeira fase de investigação que vem sendo desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa ALLEAULA/FE/UNICAMP, cujo objetivo principal é compreender as práticas e as representações de leitura, construídas e significadas nos livros didáticos de língua portuguesa, que compõem a Coleção Ápis, aprovada pelo PNLD 2019. Entre outros resultados, a pesquisa aponta que praticamente são inexistentes os estudos que analisam a materialidade dos livros didáticos em seus circuitos de produção, circulação e de recepção, polos distintos que dão movimento e sentidos a esses objetos, em determinada comunidade cultural (a escolar), outra opção para o campo de pesquisa.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n43p29-45

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
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