CRIANÇAS QUILOMBOLAS: SUJEITOS (IN)VISÍVEIS NAS “DOBRAS DO IMPOSSÍVEL”

Márcia Lúcia Anacleto de Souza

Resumo


CRIANÇAS QUILOMBOLAS: SUJEITOS (IN)VISÍVEIS NAS “DOBRAS DO IMPOSSÍVEL”

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOWICZ, Anete e OLIVEIRA, Fabiana de. As relações étnico-raciais e a sociologia da infância no Brasil: alguns aportes. In: BENTO, Maria Aparecida S. (Org.). Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. SP: CEERT, 2011, p. 47-64.

CARVALHO, Cláudia C. F. Ser no brincar, o brincar de ser o grupo: um estudo sobre a noção de pertença numa comunidade negra do mutuca em Nossa Senhora do Livramento – MT. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação), Cuiabá, UFMT, 2008.

CORSARO, Willian A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas: SP, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005.

DELALANDE, Julie. Aprender entre crianças: o universo social e cultural do recreio. In: LOPES, Jader J. M., MELLO, Marisol B. de. (Org.). O jeito que nós crianças pensamos sobre certas coisas: dialogando com lógicas infantis. RJ: Rovelle, 2009, p. 23-41.

FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. São Paulo: Martins Fontes, 2004, 3. ed. (1961, 1. ed.).

FINCO, Daniela; FARIA, Ana Lúcia G. Sociologia da Infância Brasil. Campinas: SP, Autores Associados, 2011.

GOMES, Nilma L. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 (2. ed.).

GUSMÃO, Neusa M. M. de. Socialização e recalque: a criança negra no rural. Cadernos Cedes, Campinas, n. 32, 1993.

LEITE. Gisélia M. C. Políticas Públicas e olhares sobre a diferença: a criança quilombola na instituição escolar e em outros espaços educativos de lagoa Trindade (Jequitibá – MG). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Belo Horizonte, PUC-MG, 2009.

MACÊDO, Dinalva. O currículo escolar e a construção da identidade étnico-racial da criança e do adolescente quilombola: um olhar reflexivo sobre a auto-estima. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Salvador: UNEB, 2008.

OLIVEIRA, Fabiana; ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane C. A criança negra, uma criança e negra. In: ABRAMOWICZ, Anete; GOMES, Nilma L. Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 75-96.

SANTOS, Ana Cristina C. Escola, família e comunidade quilombola na afirmação da identidade étnica da criança negra. 2008, Dissertação (Mestrado em Educação). Maceió: Centro de Educação/PPG/UFAL, 2008.

SANTOS, Maria W. dos. Saberes da terra: o lúdico em Bombas, uma comunidade quilombola (estudo de caso etnográfico). 2010. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação/USP, 2010.

SARMENTO, Manuel J. Gerações e Alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação & Sociedade, Campinas: SP, vol. 26, n. 91, p. 61-378, maio/ago. 2005.

______. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel J. CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Lisboa, ASA Editores, 2004, p. 9-34.

SOARES, Edimara G. Do quilombo à escola: os desafios nefastos das violências sociais silenciadas. 2008. Dissertação de Mestrado – UFPR, 2008.

SPINDOLA, Arilma M. A. A cultura da criança quilombola: leitura referenciada em estudo, relatos orais e imagens. 2008. Dissertação de Mestrado em Educação – UFMS, Campo Grande: MS, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons