POÉTICAS E CULTURAS INFANTIS EM MOVIMENTO: DESDOBRANDO IMAGENS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Milton J. Imagens e Sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Cinema Arte da Memória. Campinas: Autores Associados, 1999.
______. As idades, o tempo. Pro-Posições, Campinas, v. 15, n. 1 (43), jan./abr. 2004, p. 39-62.
AMOROSO, Maria Betânia. Pier Paolo Pasolini. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.
ANDRADE, Oswald. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo: Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
BARBOSA, Maria Carmem S. Tempo e Cotidiano: tempos para viver a infância. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, n. 61, p. 213-222, nov. 2013.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura - Obras escolhidas, Volume I. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. Rua de Mão Única - Obras escolhidas, Volume II. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
FARIA, Ana Lúcia G. de. Educação Pré-Escolar e Cultura: para uma pedagogia da educação infantil. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Cortez, 2002.
FARIA, Ana Lúcia G.; SILVA, Adriana A. Por uma nova cultura da infância: Loris Malaguzzi. Revista Educação Especial, v. X, p. 98-111, 2013.
FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1961.
GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. LP&M, Porto Alegre, 2005.
JAMESON, Fredric. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
KEMP, Philip. Tudo sobre o cinema. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro, Ed. Rocco: 1988.
LOWY, Michael. Walter Benjamim: aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
PALMA, Marianna di. Pasolini. Documentario di poesia. Milano, Ed. Falsopiano, 2010.
MANTOVANI, S. (Org.) Nostalgia del futuro: liberare speranza per uma nova cultura dell’enfanzia. Bergamo: Junior, 1998.
MALAGUZZI, Loris. Entrevista: O ateliê de Loris Malaguzzi (1988, publicada na revista Bambini) In: GANDINI, L; HILL, L; CADWELL, L.; SCHWALL, C. (Org.). O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 22-24.
______. Entrevista a Lella Gandini. História, idéias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Org.). As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 59-105.
MARX, K. e ENGELS, F. Cultura, arte e literatura. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
NAGIB, Lucia. A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopias. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
PASOLINI, P. P. Genariello: a linguagem pedagógica das coisas. In LAHUD, M. (Org.). Os jovens infelizes: antologia de ensaios corsários. São Paulo, Editora Brasiliense, 1990, p. 125-136.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
RODARI, Gianni. Grammatica della Fantasia: introduzione all’arte di inventare storia. San Dorligo della Valle (Trieste): Edizione Einaudi Ragazzi, 2010.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SILVA, Adriana A. A Poética do Cotidiano com Clarice Lispector: emergindo imagens. 2008. Dissertação (Mestrado em Multimeios: Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual de Campinas (Instituto de Artes, UNICAMP), Campinas.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LARROSA, Jorge, José Miguel (Org.) A Infância vai ao cinema. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2006.
TONUCCI, Francesco. FRATO: 40 anos com olhos de criança. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
XAVIER, Ismail. A experiência do Cinema. Rio de Janeiro. Editora Graal, 1983.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
