A LEITURA POSTA EM CRISE: DISCURSOS QUE MOBILIZAM O CAMPO DAS POLÍTICAS CURRICULARES

Geniana dos Santos

Resumo


Este trabalho delineia a história do COLE, seu impacto para as Políticas Curriculares e de Leitura. Para tal, foram levantados dados acerca do evento a partir de quatro fontes: site da ALB; Quinaglia (2006); Magnani (2009) e Oliveira (2015). O estudo evidenciou que esse espaço potente de negociação atuou em alguns momentos de sua história como uma intervenção direta nas políticas governamentais, mas atua, sobretudo, e de forma contínua, no processo de formação de formadores de leitores em todo o Brasil e nas políticas de significação que focalizam a escola.

Texto completo:

PDF

Referências


CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, Unicamp, Campinas. Anais Congresso de leitura do Brasil. Disponível em: . Acesso em: dezembro de 2015.

______. Resumos 3º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas (1981). Disponível em: . Acesso em: dezembro de 2016.

______. Resumos 6º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas (1981). Disponível em: . Acesso em: dezembro de 2016.

______. Resumos 7º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas (1981). Disponível em: . Acesso em: dezembro de 2016.

______. Resumos 8º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas (1981). Disponível em: . Acesso em: dezembro de 2016.

______. Tempo de COLE. Disponível em: . Acesso em: janeiro de 2017.

MAGNANI, M. R. Armadilhas discursivas da leitura: contra a ditadura da idiotia. Conferência proferida em 11/07/2007, durante o 16º Congresso de Leitura do Brasil, realizado de 10 a 13/07/2007, nas dependências da Universidade Estadual de Campinas – São Paulo – Brasil.

______. De leis duras & noivas voadoras – 30 anos de COLE: temáticas e moções, 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2015.

QUINAGLIA, Ivana A. L. A leitura da leitura: o que traz a revista Leitura: teoria & prática sobre teorias e práticas de leitura. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons