SOBRE A POSSIBILIDADE DE PENSAR EM PRÁTICAS EXITOSAS EM ALFABETIZAÇÃO: O QUE REVELAM OS PROFESSORES?

Marcelle Pereira Rodrigues, Ana Claudia dos Santos Abreu

Resumo


SOBRE A POSSIBILIDADE DE PENSAR EM PRÁTICAS EXITOSAS EM ALFABETIZAÇÃO: O QUE REVELAM OS PROFESSORES?

Texto completo:

PDF

Referências


CAGLIARI, L. C. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.

______. Alfabetização sem ba-be-bi-bo-bu. São Paulo, Scipione, 1999.

CASTRO, J. F. Z. A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental. Araraquara, 2009. 206 p. Dissertação – Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Araraquara, 2009. (CAPES)

CERDAS, L. Práticas e saberes docentes na alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de pesquisas contemporâneas em educação. Araraquara, 2012. 393 p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.

GAUTHIER, Clermont. Ensino Explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Trad. Stephania Matousek. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LEITE, S. A. S; TASSONI, E. C. M. Afetividade e Ensino. In: SILVA, E. T. Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas, SP: autores associados, 2007.

LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2012.

NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Ed, 1992.

PELES, P. R. H. A alfabetizadora bem sucedida: meta-análise de pesquisas sobre práticas de alfabetização no Brasil, entre os anos de 1980 e 1990. Minas Gerais, 2004. 180 p. Dissertação – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2004

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons