OS DISCURSOS VEICULADOS EM DOIS ROMANCES DA COLEÇÃO MENINA E MOÇA: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA

Mariane Sousa Pinto, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Sousa

Resumo


OS DISCURSOS VEICULADOS EM DOIS ROMANCES DA COLEÇÃO MENINA E MOÇA: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 1992, 2006 & 2014.

BELTRAMIM, Alessandra Oliveira dos Santos. Representações de mulher na coleção menina e moça e em best sellers juvenis contemporâneos: a formação de leitoras mirins. 253 f. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos Literários) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR. 2013.

BOURCET, Marguerite. A herdeira de Ferlac. Tradução de Maria Lucia de Azevedo. RJ: Ed. José Olympio. 1948.

DONAL, Mario. Senhorita Indesejável. Tradução de M. J. Pinto. RJ: Editora José Olympio, 1947.

GENETTE, Gérad. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: T. A. Queiroz: Ed. da Universidade de São Paulo, 1985.

ORLANDO, Evelyn de Almeida. Educar-se para educar: O projeto pedagógico do Monsenhor Álvaro Negromonte dirigido a professoras e famílias através de impressos (1936-1964). 371 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ. 2013

PEREIRA, Nathália Chrystine Vieira. Alceu Amoroso Lima e suas contribuições para o campo educacional brasileiro (1920 – 1940). 55 f. Monografia de conclusão do curso de Pedagogia – Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2014.

SILVA, Elias Gomes. Discursividade e educação em Bakhtin. Revista Trem de Letras, v. 1, n. 1. Minas Gerais: UNIFAL, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons