CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DIVERSOS DESDOBRAMENTOS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

Jaqueline Cristina Massucato de Paula, Aline Aparecida Akamine

Resumo


CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DIVERSOS DESDOBRAMENTOS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, (1998). Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 3.

BRITO, T. A. (2003). Música na Educação Infantil: propostas para formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Peirópolis.

CASCUDO, L. da C. Dicionário do Folclore Brasileiro. 10. ed. São Paulo: Editora Global, 2001.

FONTANA, R; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Editora Saraiva, 1997. 1. ed.

GORDON, E. E. Teoria de Aprendizagem Musical – Competências, Conteúdos e Padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky. São Paulo: Scipione, 1993.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação. Campinas, SP: SME, 2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. Secretaria Municipal de Educação. Adendo ao Projeto Pedagógigo CEI Irmã Dulce. Campinas, SP, 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. Secretaria Municipal de Educação. Adendo ao Projeto Pedagógigo CEI Professora Noemia Cardoso Asbahr. Campinas, SP, 2016.

SOUZA, C. E; JOLY, M. C. L. A importância do ensino musical no Brasil. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, ano 4, v. 4, n. 7, p. 96-110, jan./jun. 2010.

VIGOTSKI, L. S. 1896-1934. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. Organizadores Michael Cole et al.; trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 182 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons