SIMULACRO DE PRINCESA:UMA ANÁLISE DA POSTURA FEMININA EM “ENCANTADA”

Gabrielly José Oliveira

Resumo


O presente ensaio tem como objetivo analisar a postura feminina dentro da obra cinematográfica “Encantada” (2007), dos Estúdios Walt Disney, a partir da compreensão dos conceitos sobre a mulher, estudando as personagens retratadas no filme pertencentes ao “mundo das fadas” e o “mundo real”, bem como seus intertextos. Por consequência, nos detemos quanto à representavidade da mulher e a questão do simulacro. Para tal, contamos com o embasamento teórico de Perrot (1992-2005-2007), Piore (2002), Stein (1985), Koch (2007), Marcuschi (2008), Parente (2000), Xavier (2005) e Deleuze (1974). Por conseguinte, concluímos que a mulher representada em obras cinematográficas produzidas pelos estúdios Walt Disney é regada de encantamento, tendo uma alma doce, sempre ligada à natureza como um ser místico, detentora de um poder e encantamento indescritivelmente impetuosos; podendo em pequenos gestos tornar-se um simulacro.


Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.

KOCH, I.; BENTES, A.; MAGALHÃES, M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

MARCUSCHI, L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

PERROT, M. As mulheres ou os silêncios das histórias. Bauru-SP: Edusc, 2005.

PERROT, M. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.

PARENTE, André. Narrativa e modernidade: os cinemas não-narrativos do pós-guerra. Campinas-SP: Papirus, 2000. Tradução de: Eloisa Araújo Ribeiro. Disponível em:

https://books.google.com.br/books?id=T8yDAWxEUTQC&pg=PA56&hl=pt- BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 15 abr. 2018.

PIORE, M. Histórias das mulheres no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2002.

STEIN, S. Na condição da mulher. Santa Cruz do Sul: Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, 1985.

XAVIER, I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p283-287

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons