SEDENTARISMO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS

Rosanna Maria Araújo Andrade Silva

Resumo


No presente trabalho, apresentarei algumas problemáticas acerca da instauração de indicadores quantificáveis como ferramentas de decisão educacional a partir da definição de Scheerens (1990) e sua relação com o conceito de eficácia escolar. Em seguida, apresentarei uma crítica a estas concepções a partir de um problema filosófico da obra de Gilles Deleuze. Para isso, serão utilizados os conceitos de distribuições nômade e sedentária e espaços liso e estriado, conectando um problema de Diferença e repetição com um de Mil platôs.


Texto completo:

PDF

Referências


BROOKE, N.; SOARES, J. F. Comentários. In: Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008,p. 14-22, 106-111, 218-224.

COLEMAN, J. S.; CAMPBELL, E. Q.; HOBSON, C. J.; McPARTLAND, J.; MOOD, A. M.; WEINFELD, F. D., YORK, R. L. Equality of Educational Oportunity. Washington: Office of Education and Welfare, 1966.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Tradução: Luiz Orlandi. 1 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Tradução: Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Vol. 5. 2 ed. São Paulo. Editora 34, 2012.

FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

LAPOUJADE, D. Deleuze, os Movimentos Aberrantes. Tradução: Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n -1 edições, 2015.

MADAUS, G. F.; AIRASIAN, P. W.; KELLAGHAN, T. Insumos escolares, processos e recursos. In: BROOKE, N.; SOARES, J.F. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Tradução: Viamundi Idiomas e Traduções; Cleusa Aguiar Brooke; Rômulo Monte-Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. cap. 8, p. 112-141.

MOSTELLER, F.; MOYNIHAN, D. P. Um relatório inovador. In: BROOKE, N.; SOARES, J.F. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Tradução: Viamundi Idiomas e Traduções; Cleusa Aguiar Brooke; Rômulo Monte-Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. cap. 3, p. 33-49.

SCHEERENS, J. School effectiveness and the development of process indicators of school funcioning. School Effectiveness and School Improvement, v. 1, p. 61-80, 1990.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p4-10

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons