POR UMA APRENDIZAGEM PELO ENCONTRO. EXPERIÊNCIAS APRENDENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE ON-LINE

Jaqueline Magalhães Brum, Nilcea Elias Rodrigues Moreira

Resumo


Este ensaio trata dos efeitos que emergem dos encontros experienciados nos percursos formativos de professora(e)s na modalidade a distância, na dimensão da relação entre afetos/afecções e aprendizagens. A aposta é de que, nos ambientes de formação docente on-line, a aprendizagem se dá pelo encontro, pelo afeto, e não apenas pela prescrição, pelo engessamento e pelo template. Busca problematizar as experiências aprendentes, criativas e inventivas que ocorrem em ambientes de formação a distância de professores promovidas em unidades de ensino da rede municipal de Vitória/ES, utilizando a plataforma Moodle, (denominada VixEduca).Utiliza alguns conceitos criados e/ou deslocados por Deleuze e Deleuze e Guattari, os quais ajudaram a pensar a formação docente a distância como espaço de criação e de aprendizagens agenciadas pelo afeto. Visa articular a perspectiva das redes de conversações ampliadas para as redes de conectividades virtuais como produtoras de encontros, conversas, afetos/afecções de alegria e conhecimento. Conclui que a força da formação docente a distância pode ser espaço potente de criação, encontros e aprendizagens inventivas.


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p255-263

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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