O QUE A ARTE DÁ A PENSAR: PROVOCAÇÕES DELEUZIANAS A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E O QUE ELES TÊM A DIZER SOBRE ISSO

Lilian dos Santos Silva, Lydia Minhoto Cintra, Glaucia Ribeiro Felipe Cabral

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta delineada a partir do pensamento de Gilles Deleuze, que foi lançada a 150 alunos de 1º a 9º ano, de 21 salas de aula, da Escola Municipal Comandante Gastão Moutinho, localizada na capital paulista. Desenvolvida a distância, durante a pandemia do novo coronavírus em 2020, a atividade privilegia experimentações com arte e com uma filosofia da imanência. Elegemos quatro ilustrações do quadrinista Rafael Sica para armar uma ambiência e promover algumas provocações. Considerando-se alunos e obras como forças em contato, instauraram-se encontros que permitiram abrir caminhos a afecções, a modos de sentir e ao ato de pensar, pela perspectiva deleuziana. Sem requisitar quaisquer interpretações predeterminadas, tencionamos o que esses alunos têm a dizer acerca do que a arte deu a eles a pensar. Neste artigo, detalhamos esta proposta para, na sequência, mostrar o que os estudantes produziram e tecer algumas análises.


Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Trad. Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida... Educação & realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, jul.-dez. 2002a. p. 10-18. Disponível em: Acesso em: 21/11/2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3a ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 1. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 3. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

DOSSE, François. Gilles Deleuze & Félix Guattari: biografia cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010.

REYES, Yolanda. O lugar da literatura na educação. In: Ler e brincar, tecer e cantar – literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

SICA, Rafael. Triste. São Paulo: Lote 42, 2019.

SILVA, Lilian dos Santos. Afecções, arte e educação: alunos da rede municipal de São Paulo em encontros com quatro ilustrações do quadrinista Rafael Sica. No prelo.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p169-180

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons