OS GÊNEROS TEXTUAIS UTILIZADOS NA PROVA BRASIL: COMO É AVALIADA A COMPREENSÃO LEITORA DO ESTUDANTE

Izabel Cristina Barbosa de Oliveira

Resumo


OS GÊNEROS TEXTUAIS UTILIZADOS NA PROVA BRASIL: COMO É AVALIADA A COMPREENSÃO LEITORA DO ESTUDANTE

Texto completo:

PDF

Referências


BORTONI-RICARDO, Stella Maris. (Org.) Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, Inep, 2008.

______. Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, DF, 2013.

BRIDON, Janete; NEITZEL, Adair de A. Competências leitoras no Saeb: qualidade da leitura na educação básica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 437-462, abr./jun. 2014. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&lng=pt&tlng=pt&pid=S2175-62362014000200006>. Acesso em: 28 de abr. de 2015.

CAMPS, S.; COLOMER, T. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CAVALCANTE, Mônica M. Os sentidos do texto. 1. ed., 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2014.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 4 ed. Campinas: Pontes, 1995.

MAGALHÃES, Rosineide; MACHADO, Veruska R. Leitura e interação no enquadre de protocolos verbais. In.: BORTONI-RICARDO, Stella Maris. (Org.) Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MARCUSCHI, Luiz A. Gêneros Textuais e Ensino de Língua. In.: MARCUSCHI, Luiz A. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editora, 2008.

MARTINS, R. M. M.; SANTOS, A. A. A.; BARIANI, I. C. D. Estilos cognitivos e compreensão leitura em universitários. Faculdade de Educação da UNICAMP, Paidéia, 15-30/ 57-68, 2005. Disponível em: . Acesso em: 01 de ago. de 2016.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de pedagogia da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução Cláudia Schilling, 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, H. D. S. C.; SERAFIM, M. S. A mediação da leitura na educação infantil: onde a leitura de mundo precede a das palavras. In.: BORTONI-RICARDO, S. M. (Org.) Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons