LEITURA DE MUNDO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA CAPACIDADE A SER DESENVOLVIDA POR TODOS OS ATORES

Anaís Andrea Neis de Oliveira, Maria de Lourdes Bernartt, Taize Giacomini

Resumo


LEITURA DE MUNDO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA CAPACIDADE A SER DESENVOLVIDA POR TODOS OS ATORES

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BERNARTT, M. L et al. Diáspora Haitiana: primeiros estudos sobre impactos para o desenvolvimento urbano e regional nas regiões sul e norte do Brasil. Cadernos Ceru. v. 26, n. 1, 04. 2016.

BHABHA, H. Nation and Narration. Routledge: Londres, 1990.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guarcira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparinda, 2015. 12. ed., 1. reimp.

IBGE. Paraná: Francisco Beltrão. Em: Cidades@. 2015. Disponível em: . Acesso em 02 jul. 2016. GE, 2015

ROSSI, M. Pato Branco tem a maior comunidade de haitianos do Paraná. Diário do Sudoeste. Pato Branco – PR. Abr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2016.

SEED-PR. Língua Portuguesa e Literatura/vários autores. – Curitiba. 2006. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 2016.

ZAMBERLAM, J. et al. Os novos rostos da imigração no Brasil. Porto Alegre: Solidus, 2014. 81 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons