O ENSINO DA ESCRITA ALFABÉTICA NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ALFA E BETO

Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Nayanne Nayara Torres da Silva, Alexsandro da Silva

Resumo


O ENSINO DA ESCRITA ALFABÉTICA NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ALFA E BETO

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CARVALHO, M. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. 19. ed. Tradução Ephrain Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2012.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução LICHTENSTEIN, D. M.; DI MARCO, L.; CORSO, M. Porto alegre: Artmed, 1999.

FRADE, I. C. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação, Santa Maria, v. 32, n. 1, p. 21-40, jan./jun. 2007.

MORAIS, A. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

OLIVEIRA, J. B. A. Manual de orientação do Programa Alfa e Beto. 10. ed. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2011.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons