DAS (IM)POSSIBILIDADES DE PARTIPAÇÃO NAS PRÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES E CONDIÇÕES

Heloísa de Oliveira Macedo, Ana Luiza Bustamante Smolka, Débora Dainez

Resumo


DAS (IM)POSSIBILIDADES DE PARTIPAÇÃO NAS PRÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES E CONDIÇÕES

Texto completo:

PDF

Referências


KASSAR, M. C. M. Deficiência Múltipla e Educação no Brasil: Discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas, SP.: Autores Associados, 1999.

PATTO, M. H. S. O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cadernos de Pesquisa, n. 65, p. 72-77, maio 1988.

PINO, A. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 71, jul., 2000.

SMOLKA, Ana Luiza B. Ensinar e significar: as relações ensino em questão. Ou das (não) coincidências nas relações de ensino. In.: A. L. B. Smolka e A. L. H. Nogueira, (Org.). Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas, Mercado de Letras. 2010.

VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Vigotski, L. S.; Luria, A. R.; Leontiev, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 10. ed., 2006, p. 103-118.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, ano 21, n. 71, p. 21-44, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons