AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS-AUTORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
COSTA VAL, M. G. et al. Avaliação do texto escolar: Professor-leitor/Aluno-autor. Belo Horizonte: Autêntica/Ceale, 2009.
FARIAS, Maria Sabino de. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.
FERNANDES, Cláudia de Oliveira. Avaliação escolar: diálogo com os professores. In: SILVA, J. F. et al. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto alegre: Mediação, 2003.
FERNANDES, Domingos. Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. In: ALVES, Maria Palmira; KETELE, Jean-Marie de. Do Currículo à Avaliação, da Avaliação ao Currículo. Porto: Porto Editora, 2011.
LEAL, L. F. V. A formação do produtor de texto escrito na escola: uma análise das relações entre os processos interlocutivos e os processos de ensino. In: COSTA VAL, M. G.; ROCHA, G. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito-autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth Macedo. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MARINHO, Paulo; FERNANDES, Preciosa; LEITE, Carlinda. A avaliação da aprendizagem: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 36, n. 1, p. 153-164, jan./jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 de ago. 2016.
MARINHO, Paulo; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. A avaliação da aprendizagem: Um ciclo vicioso de ‘testinite’. Estudos em Avaliação Educacional, n. 24 (3), p. 304-334, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 de ago. 2016.
MÉNDEZ, Juan Manuel Álvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.
PACHECO, José. Avaliação da aprendizagem. In ALMEIDA, Leandro; TAVARES, José. (Org.). Conhecer, aprender e avaliar. Porto: Porto Editora, 1998.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
