A PRESENÇA DA POESIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DIÁLOGOS COM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
ELIAS, V. M.; KOCH, I. V. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010.
ELIOT, T. S. De poesia e de poetas. Tradução e prólogo de Ivan Junqueira. São Paulo: Brasiliense, 1991.
LAJOLO, M. Tecendo a leitura. Leitura: Teoria & Prática, Campinas/ Porto Alegre: ALB/ Mercado Aberto, n. 3, julho de 1984.
MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
OLIVEIRA, A. A. O. O professor como mediador das leituras literárias. In: BRASIL. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
PAES, J. P. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1997.
PINHEIRO, J. H. Poesia em sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
______. Contribuição da Estilística para o ensino da poesia. Via Atlântica. São Paulo, n. 28, p. 143 – 159, dezembro de 2015.
ROJO, R. H. R. Gêneros discursivos e textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
SOBRAL, A. Estética da criação verbal. In: BRAIT, B. Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009.
TRINCONI, A.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Ápis Letramento e Alfabetização: Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Manual do Professor). São Paulo: Editora Ática, 2014, volumes 1, 2 e 3.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
