EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: a pedagogia do desaprender a aprender

Artenilde Soares da Silva, Francisco Elismar da Silva Júnior

Resumo


Para dialogarmos sobre Educação Emancipatória a partir dos sentidos: político-étnico-social apresentou no presente texto à perspectiva de transformação das estruturas sociais, através da concepção de uma educação que ultrapasse a simples produção de seres competentes tecnicamente e disponíveis para o mercado. Guiamo-nos pela questão: Quais práticas educativas que ensinam o desaprender dos processos de subordinação cultural e potencializam os ditos lugares de fala, de escritos, de saberes e fazeres afrorreferenciados? Tomamos como orientação teórica o diálogo com Freire (2010), o qual nos diz que a/o sujeita/o ao fazer uso de sua condição racional, de sua autonomia permitida pela coletividade terá capacidade de transformar o seu entorno, podendo ser isso chamado de educação emancipatória. Tomamos como bases para o entendimento deste caminhar, a análise dos instrumentos legais, aquelas que legitimaram/legitimam o controle das manifestações destes saberes ou negaram aos afrodescendentes o acesso aos bancos escolares.


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Referências


REFERÊNCIAS

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p160-168

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