LITERATURA, ABERTURAS, VARIAÇÕES COM GÊNEROS E SEXUALIDADES: MANIFESTO POR UMA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR
Resumo
A proposta é apresentar possibilidades de leituras dos territórios da educação em biologia atravessadas com a estética poética de Manoel de Barros, com a criação dos conceitos de educação em biologia menore maiora partir das composições daobra “Kafka: por uma literatura menor” (DELEUZE; GUATTARI, 2015), com os deslocamentos do conceito “menor”no campo educacional (GALLO, 2016), bem como a insurgência de uma experimentação-manifesto com usos menoresna educação em biologia. Essas alianças fizeram re-nascer outros encontros, sensações, expressões, inter(in)venções e políticas com a educação em biologia, nos engajando e conjugando com processos que minoram os modos majoritários das discussões de gênero e sexualidade que circulam nesse campo. Com isso, esperamos que esse texto-máquina instigue leitores/as a se debruçarem, também, nas travessuras de visibilizar outras linhas que fissuram tentativas totalitárias de uso maior nos territórios da educação em biologia.
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.
_______. O livro das ignorãças. 1a edição. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
DELEUZE, Gilles. Um manifesto de menos. In: _______. Sobre teatro: um manifesto de menos; o esgotado. Tradução Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2010, p. 25-64.
_______. A literatura e a vida. In: _______. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora, 34, 2011, p. 11-17.
DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução Cíntia Vieira da Silva. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
HARAWAY, Donna. Raça: doadores universais em uma cultura vampira. Tradução: Sandra Azeredo. In: LESSA, Patrícia.; GALINDO, Dolores. (Orgs.). Relações multiespécies em rede: feminismos, animalismos e veganismo. Maringá: EDUEM, 2017, p. 47-94.
PARAÍSO, Marlucy Alves.; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Apresentação. In: PARAÍSO, Marlucy Alves.; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. (Orgs.). Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018, p. 13-21.
RANNIERY, Thiago.; LEMOS, Paula Cunha de. Gênero pode ser uma categoria útil para o ensino de Biologia? In: VILELA, M. L. et al. (Orgs.). Aqui também tem currículo! Saberes em diálogo no ensino de biologia. Curitiba: Editora Prismas. ISBN: 978-85- 537-0044-8. 2018, p. 65-86.
XXXX. Autoria omitida em virtude da etapa de avaliação pelos pares. 2018.
XXXX; YYYY. Autoria omitida em virtude da etapa de avaliação pelos pares. 2020.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p321-331
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026