CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394, de 23 de dezembro de 1996. Brasília/DF: MEC/SEF, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília: MEC/SEESP - CNE/CEB, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/ SEESP, 2008.
BRASIL. Diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Resolução 04 de 02 de outubro de 2009. Brasília: CNE/CEB, 2009.
CARNEIRO, M. A. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.
MAZZOTTA, M. J. da S. Fundamentos da educação especial. São Paulo: Pioneira, 1982.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 17-38.
MORETTI, I. G.; CORRÊA, N. M. A Sala de recursos com atendimento educacional especializado para a ‘inclusão’ de alunos com deficiência mental em classes comuns. In: Anais do Congresso Multidisciplinar de Educação Especial. CD-rom, Londrina: Universidade Estadual de Londrina, vol. 5, 2009, p. 485-492.
PARANÁ. Normas para a Educação Especial, modalidade da Educação Básica para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná. Deliberação 02/2003. Curitiba-PR: Conselho Estadual de Educação, 2003.
PARANÁ. Critérios para Sala de Recursos, séries iniciais do Ensino Fundamental. Instrução 04/2004. Curitiba-PR: SEED/SUED, 2004.
PARANÁ. Critérios para Sala de Recursos, séries iniciais do Ensino Fundamental. Instrução 15/2008. Curitiba-PR: SEED/SUED, 2008.
PARANÁ. Critérios para o atendimento educacional especializado em Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica. Instrução 16/2011. Curitiba-PR: SEED/SUED, 2011.
PORTILHO, E.; GIOVANELLA, M. C.; SILVA, T. Aprender e ensinar na diversidade. In: PORTILHO, E. M. L. P. (Org.). Formação Continuada na Educação Infantil: outros olhares sobre as crianças e as infâncias. Curitiba-PR: Appris, 2015, p. 83-93.
UJIIE, N. T.; BLASZKO, C. E.; PINHEIRO, N. A. M. Educação Infantil e Diversidade: a ação pedagógica e o atendimento à criança integral. In: OLIVEIRA, J. P. et al (Org.). Educação Especial: desenvolvimento infantil e processos educativos. Curitiba-PR: CRV, 2015, p. 113-138.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026