PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1960: NARRATIVAS DAS TRAJETÓRIAS VIVIDAS POR PROFESSORES LEIGOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO SERTÃO DA BAHIA

Maria Eurácia Barreto de Andrade

Resumo


PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1960: NARRATIVAS DAS TRAJETÓRIAS VIVIDAS POR PROFESSORES LEIGOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO SERTÃO DA BAHIA

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do professor. Brasília: Fundescola - MEC, 2000.

ANDRADE, Maria Eurácia B. Alfabetização e Letramento: o desvelar de dois caminhos possíveis. Jundiaí: Paco, 2011.

ARAÚJO, M. C. C. S. Perspectivas Históricas da alfabetização. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1996.

BARBOSA, José Juvencio. Alfabetização e leitura. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994.

BOSI, Ecéa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis: Vozes, 2005.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Ação cultural para a prática da liberdade e outros escritos. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

______. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1988.

KLEIMAN, Angela B. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, Roxane (Org.). Alfabetização e Letramento: perspectivas lingüísticas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2006, p. 173 -204.

MICOTTI, Maria C. de O. Alfabetização: métodos e tendências. In: MICOTTI, Maria C. de O. Alfabetização: estudos e pesquisas. Rio Claro, UNESP, 1996. p. 9-60.

MORTATTI, Maria do R. L. (Org.) Alfabetização no Brasil: uma história da sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

______. Educação e Letramento. São Paulo: Unesp, 2004.

RIBEIRO, Silvanne. Reflexões acerca das metodologias alfabetizadoras no Brasil. Presente! Revista de educação, n. 69, ano 18. p. 19-26. Ceap, dez 2010/ mar 2011.

SILVA, C. A.; BARRETO, D. A. B.; MUNIZ, D. M. S. A alfabetização como um processo discursivo. In: CRUSOÉ, N. M. de C.; RIBEIRO, M. M. G.; SILVA, C. A. (Org.). Desafios Educacionais no Cotidiano Escolar. Ijuí: Unijuí, 2010. p. 63-86.

SOARES, Magda B. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.

______. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

TFOUNI, Leda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Cortez, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução Jerfson Luis Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons