IMAGENS E FABULAÇÃO EM ENCONTROS COM PROFESSORAS
Resumo
O presente texto problematiza: o que pode a imagem cinematográfica em encontro com professoras? Articula diferentes movimentos de professoras com as imagens cinema na tentativa de potencializar o pensamento em devires. Busca deslocar a imagem de uma educação dogmática, ao tecer linhas de fuga na composição de outras imagens de escola e de educação. O estudo constitui-se de movimentos de pesquisa cartográfica em escolas públicas do município de Vitória, ES. Em diálogo com Deleuze e Guattari, aposta nas redes de conversações com professoras no encontro com as imagens cinema, as quais se envolvem na produção de sentidos entre práticasdiscursivas, textos, narrativas, imagens, sons, silêncios e silenciamentos. As narrativas que emergem dos encontros com professoras, questionam as imagens de currículos, de docências e de infâncias que estão impostas para as escolas. Assim, o estudo aposta em diferentes imagens de pensamento como outras possibilidades de se pensar uma educação da diferença.
Texto completo:
PDFReferências
BRITO, Maria dos Remédios. Da geografia do pensamento. In: BRITO, M. R.; COSTA, D. W. S. (Org). Variações Deleuzianas. Educação e pensamento e política e fabulação e... EditAedi. Belém, PA. 2019.
CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Rio de Janeiro: DP&A; Brasília, DF: CNPq, 2009.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: cinema 2. 1985. Tradução de Sousa Dias. Lisboa, Portugal: Documenta. 1ª ed., 2015.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antônio Picquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forenze Universitária, 1987.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34,1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p134-141
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026