A TRANSMIDIAÇÃO COMO UMA ESCRITA DE RESISTÊNCIA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AGENCIA EFE. “Superman vermelho” se torna um sucesso de vendas na Rússia. 2015. Disponível em: . Acesso em: 8 de nov. 2017.
ALEXANDER, Bryan. The New Digital Storytelling: creating narratives with new media. Santa Barbara: PRAEGER, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 3 Ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CUNHA E CRUZ, Marco Aurélio R. de; et al. Reflexões sobre a relação entre Direito Autoral, Creative Commons e Narrativas Transmídia. In: VERSUTI, Andrea C.; BERALDO, Rossana; GOSCIOLA, Vicente (Org.). Formação de professores: trasmídia, conhecimento e criatividade. Recife: Editora UFPE, 2014. p. 55 - 82.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução: Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de janeiro: Ed. 34, 1995a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
FECHINE, Yvana et al. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, Maria I. V. de (Org.). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013.
FOX, Gardner; INFANTINO, Carmine. The Flash 123. In: MORRISON, Grant; QUITELY, Frank. LJA: Terra 2. 13 ed. São Paulo: Eaglemoss, 2015. p. 114 -140.
GIOVAGNOLI, Max. Transmedia Storytelling: imagery, shapes and techniques. Pittsburgh: ETC Press, 2011.
HEBDIGE, Dick. Subculture: the meaning of style. Nova York: Routledge, 1998.
JENKINS, Henry. Convergence Culture. New York: NYU Press, 2008.
LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, Eugênio; CAZELOTO, Edilson. A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009.
LEPORE, Jill. A História Secreta da Mulher-Maravilha. Tradução Érico Assis. 1. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2017.
MARTINS, Cecília. A cultura da convergência e a narrativa transmídia. 2009. Disponível em: . Acesso em: 8 de out. 2017.
MILLAR, Mark; JOHNSON, Dave; PLUNKETT, Killian. Superman: entre a foice e o martelo. Tradução Jotapê Martins. Barueri: Panini Brasil, 2017.
OKADA, Alexandra. Espaços e (co)relações de conhecimento para coaprender e coinvestigar em rede. In: LINHARES, Ronaldo N.; PORTO, Cristiane; FREIRE, Valéria (Org.). Mídia e educação: espaços e (co) relações de conhecimentos. Aracaju: EDUNIT, 2014. p. 97-120.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. SP: Brasiliense, 1994.
ROSS, Alex; DINI, Paul. Super-Homem: Paz na Terra. São Paulo: Abril, 1999.
SANTAELLA, Lucia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal. 3 ed. São Paulo: Iluminuras, 2013.
SANTOS, Andrea I. Educação aberta histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. In: Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de L. (Org.). Salvador: EDUFBA, 2012. p. 71-90.
SCOLARI, Carlos A. Narrativas Transmedia: Cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Deusto S. A. Ediciones, 2013.
SHARDA, Nalin. Using Storytelling as the Pedagogical Model for Web-Based Learning in Communities of Practice. In: KARACAPILIDIS, N. (ed.). Web-Based Learning Solutions for Communities of Practice: Developing Virtual Environments for Social and Pedagogical Advancement. Pratas: University of Patras, 2009.
SILVA, Cibelle C.; MARTINS, Roberto A. A "Nova Teoria sobre Luz e Cores" de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física. s. l., v. 18, n. 4, p. 313-327, dez. 1996.
UNESCO. UNESCO and education: “Everyone has the right to education”. UNESCO, Paris, 2011.
VANGOUNDY, Arthur B. 101 Activities for Teaching Creativity and Problem Solving. São Francisco: Pfeiffer, 2005.
VERSUTI, Andrea; SILVA, Daniel D. A. da; LIMA, Daniella de J. O potencial transmidiático de Harry Potter e suas fanfictions. In: CAMPALANS, Carolina; RENÓ, Denis; GOSCIOLA, Vicente (Org.). Narrativas Transmedia: entre teorías y practices. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2012.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2017n33p92-101
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026