“AÍ A GENTE FICA NUMA SINUCA”: CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PRÁTICAS DE SIGNIFICAÇÃO
Resumo
Este artigo discute o modo pelos quais estudantes da Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais compreendem sua proposta curricular, especialmente no que se refere à formação em Matemática e a sua relação com as práticas de ensino de Matemática na Educação do Campo. Essa discussão fundamenta-se na análise de diversas interações ocorridas nas aulas de conteúdo matemático desse curso e, focaliza aqui, uma de muitas daquelas em que se identifica a mobilização de discursos que ecoam princípios freirianos, demandas da luta pela Educação do Campo e a tradição pedagógica do ensino escolar e urbano da Matemática. A mobilização desses discursos nas considerações e nos argumentos das/os licenciandas/os e formadoras/es permite identificar um modo de compreensão do currículo como prática de significação da Educação do Campo e da Educação Matemática, e sua repercussão no engajamento cultural e político dos sujeitos em sua construção.
Texto completo:
PDFReferências
ANTUNES-ROCHA, M. I. Licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades da formação para a docência nas escolas do campo. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; LEÃO, G. (Org.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 57-75.
ANTUNES-ROCHA, M. I. Licenciatura em Educação do Campo: histórico e projeto político-pedagógico. In: ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, A. A. (Org.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 39-55.
ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Caderno Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007.
CALDART, R. S. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (Org.). Educação do Campo: identidades e políticas públicas. Coleção Por uma Educação do Campo, nº 4. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 2002. p. 18-25.
FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma caminhada – construindo a Educação do Campo. In: ARROYO, M.; CALDART, R.; MOLINA M. (Org.). Por Uma Educação do Campo. 4 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. v. 1. p. 133-146.
FREIRE, P.. A importância do ato de ler (em três artigos que se completam). São Paulo: Cortez Autores Associados, 1982.
KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; GIONGO, I. M.; DUARTE, C. G. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte, Autêntica, 2012.
LIMA, I. O ensino de Matemática e os livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do Campo. In: CARVALHO, G. T.; MARTINS, M. F. A. (Org.). Livro Didático e Educação do Campo. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2014. p. 161-175.
MENEZES, L. S. D. Representações Sociais sobre a Educação do Campo construídas por educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
MOLINA, M. C. Políticas públicas em Educação do Campo: avanços e desafios do PNLD CAMPO. In: CARVALHO, G. T.; MARTINS, M. F. A. (Org.). Livro Didático e Educação do Campo. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2014, p. 25-33.
SANTOS, E. M. Materiais didáticos para o ensino da matemática no contexto da escola do campo: uma proposta para o ensino de números negativos. Monografia (Licenciatura Plena em Educação do Campo) – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica Editora, 1999.
SILVA, T. T. Currículo e Identidade Social: territórios contestados. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 8 ed. Petrópolis, Rio de janeiro: Vozes, 2009. p. 190-207.
SILVA, T. T. Currículo como fetiche: a poética e a política do texto. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
VENDRAMINI, C. R. Educação e Trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. Cad. Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, maio/ago. 2007, p. 121-135.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n42p72-81
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
