A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR ÁREA DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumo
Este artigo é parte do resultado da dissertação de mestrado na área da Educação/Ensino em Ciências e tem como centralidade discutir sobre a formação docente por Área de Conhecimento em Ciências da Natureza no curso Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Santa Catarina – EduCampo/UFSC, com o objetivo de identificar e refletir sobre as características formativas orientadoras dessa proposta. Por meio dessa pesquisa foram elencadas três características formativas cenrais: a compreensão da realidade, a interdisciplinaridade e a seleção de conteúdos.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior (Cargos de licenciatura, curso de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2015.
BRICK, Elizandro Maurício. Realidade e Ensino de Ciências. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC, Florianópolis, 2017.
CALDART, R. S. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.). Licenciaturas em educação do campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. Coleção Caminhos da Educação do Campo 5. p. 95-121.
CALDART. Pilares Fundantes de uma nova forma escolar. In: Caderno de estudos do 5 Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. Laranjeiras do Sul – PR: 2015.
DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, D.; ZANETIC, João. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau. In: PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993. p. 9-15.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62, 1º semestre de 2008.
GOODSON, I. F. Currículo, teoria e história. Tradução de Atília Brunetta; apresentação de Tomaz Tadeu da Silva. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MOLINA, M. C. Análises de Práticas contra-hegemônicas na formação de Educadores: reflexões a partir do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. In: SOUZA, José Vieira (Org.). O método dialético na pesquisa em Educação. Campinas: Autores Associados. 2014a.
MOLINA, M. C. Apresentação. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.). Brasília – DF. MDA, NEAD. Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho Interdisciplinar. 2014b.
MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Licenciatura em Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 3. ed., reimpr. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, Expressão Popular, 2013. p. 466-472.
PAITER, L. L. Educação do campo e a perspectiva freireana: reflexões sobre o trabalho docente em aulas de Ciências da Natureza e na formação de professoras no município de Rio Negrinho/SC. 2016. TCC (Especialização Latu Sensu em Educação do Campo e para o Trab. Interdisciplinar em CN e MTM) – Faculdade UnB Planaltina/CTEC, Universidade de Brasília, 2016.
PAITER, L. L. Reflexões sobre a formação docente na área de conhecimento Ciências da Natureza: a Licenciatura em Educação do Campo. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017.
SEVERINO, A. J. O uno e o multiplo: o sentido antropológico do interdisciplinar. In: FRIGOTTO et al. (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
SILVA, A. F. G. A busca do tema gerador na práxis da educação popular/Antônio Fernando Gouvêa da Silva; organizadora: Ana Inês Souza. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007. 208 p.
SILVA, A. F. G. O currículo na práxis da Educação Popular: Projeto Pedagógico Interdisciplinar – Tema Gerador via Rede Temática. In: PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PAIVA I. A. Práticas Coletivas na Escola. Campinas, SP: Mercado de Letras; Natal, RN: UFRN, 2013.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n42p40-50
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026