ENLACES TEÓRICOS E PRÁTICOS ENTRE LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E A INTERDISCIPLINARIDADE: A ATUAÇÃO DE EGRESSAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNB EM UM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA
Resumo
O texto objetiva discutir enlaces teóricos e práticos entre a concepção de Letramentos Múltiplos e a de interdisciplinaridade que orientam a formação de educadores da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. O texto retoma uma experiência concreta da atuação de egressas da referida Licenciatura e seus trabalhos na materialização da práxis pedagógica transformadora no contexto da Escola Estadual Ernesto Che Guevara, situada no Assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra – MT. Discute-se a maneira como concepção de Letramentos Múltiplos, em sua dimensão ideológica, dialoga com a perspectiva de interdisciplinaridade, que estudantes da LEdoC vivenciam em sua formação inicial e como tal abordagem na formação inicial contribuiu para o fortalecimento da organização social nas comunidades de origem desses sujeitos, principalmente, por meio de gêneros discursivos, expressos em diferentes linguagens, no sentido de fortalecer as lutas e articulações coletivas em direção à justiça social e emancipação humana.
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo, 2003.
BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. Situated literacies. London: Routledge, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 nov. 2020.
CALDART, R. S. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.) Licenciatura em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 95-122.
COSTA, M. C. S; FARIAS, M. C. G. F.; SOUZA, M. B. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Formação de Professores no Brasil: retrocessos, precarização do trabalho e desintelectualização docente. Movimento – Revista de Educação, Niterói, ano 6, n. 10, p. 91-120, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32665. Acesso em: 14. maio, 2020.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62, jan./jul. 2008.
GEE, J. P. The New Literacy Studies: from "socially situated" to the work of the social. In: BARTON, D; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Ed.). Situated Literacies: Reading and Writing in context. London: Routledge, 2000. p. 180-196.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995
MOLINA, M. C.; BRITO, M. M. B. Epistemologia da Práxis: referência no processo de Formação Inicial e Continuada na Educação do Campo. In. MOLINA, M. C. et al. (Org.). Licenciatura em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar: Volume II, Brasília, 2017. p. 337-375.
MOLINA, M. C.; HAGE, S. M. Expansão das Licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015.
MOLINA, M. C.; MARTINS, M. F. Reflexões sobre o processo de realização e sobre os resultados dos seminários nacionais de formação continuada de professores das Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. In: MOLINA, M. C.; MARTINS, M. F. Licenciatura em Educação do Campo: reflexões para a formação de educadores. 2019. p. 10-33.
MOURA, A. A. V. Sociolinguística e seu lugar nos letramentos acadêmicos de professores do campo. 2015. 270 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
PAITER, L. L. Reflexões sobre a formação docente na área de conhecimento ciências da natureza: a Licenciatura em Educação do Campo. 2017. 190 f.Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2017.
PEREIRA, M. F. R. P. A Licenciatura em Educação do Campo da UnB e a práxis docente na transformação da forma escolar a partir da atuação de suas egressas. 2019. 325 f., il. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
ROJO, R. Letramentos Múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009
PISTRAK, M. M. A Escola Comuna. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
SOARES, M. B. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
SOUSA, R. M. Retratos sociolinguísticos: etnografia no Centro Oeste do Brasil. Revista Comunicaciones en humanidades, v. 5, p. 185-197, 2016a.
SOUSA, R. M. Letramentos na Licenciatura em Educação do Campo: transitando no contexto acadêmico. In: ARAÚJO, Júlio (Org.) Gêneros e letramentos em múltiplas esferas da atividade. São Paulo: Contexto, 2016b. p. 69-94.
SOUSA, R. M.; MOLINA, M. C.; ARAUJO, A. C. Letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na Licenciatura em Educação do Campo. Brasília: DEX/UnB, 2016c.
SOUSA, R. M. Práticas de letramento: produção textual coletiva na formação docente do campo. In: MOLINA, M. C; SÁ, L. M. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autência, 2011. p. 275-288.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TONET, I. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serv. Soc., São Paulo, n. 116, p. 725-742, out./dez. 2013.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n42p9-19
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026