ENLACES TEÓRICOS E PRÁTICOS ENTRE LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E A INTERDISCIPLINARIDADE: A ATUAÇÃO DE EGRESSAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNB EM UM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA

Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira, Mônica Castagna Molina

Resumo


O texto objetiva discutir enlaces teóricos e práticos entre a concepção de Letramentos Múltiplos e a de interdisciplinaridade que orientam a formação de educadores da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. O texto retoma uma experiência concreta da atuação de egressas da referida Licenciatura e seus trabalhos na materialização da práxis pedagógica transformadora no contexto da Escola Estadual Ernesto Che Guevara, situada no Assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra – MT. Discute-se a maneira como concepção de Letramentos Múltiplos, em sua dimensão ideológica, dialoga com a perspectiva de interdisciplinaridade, que estudantes da LEdoC vivenciam em sua formação inicial e como tal abordagem na formação inicial contribuiu para o fortalecimento da organização social nas comunidades de origem desses sujeitos, principalmente, por meio de gêneros discursivos, expressos em diferentes linguagens, no sentido de fortalecer as lutas e articulações coletivas em direção à justiça social e emancipação humana.


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n42p9-19

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