ENTRE ENCONTROS E COMPOSIÇÕES EM MATILHA: MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIAS E INVENÇÕES CURRICULARES

Hociene Nobre Pereira Werneck

Resumo


Este texto trata de uma pesquisa que tem como foco a potência da coletividade e se justifica pela necessidade de superação do individualismo nos trabalhos e nas relações interpessoais. Objetiva, portanto, cartografar os afetos que emergem dos encontros estabelecidos no cotidiano escolar, considerando que por meio desses encontros, de onde se deriva uma multiplicidade de composições, expande-se a potência coletiva e uma docência inventiva vai se delineando, criando novos movimentos curriculares. Dialoga com Deleuze e Guattari, Spinoza, Carvalho, dentre outros como intercessores teóricos e apresenta como abordagem metodológica a cartografia e as redes de conversações derivadas de encontros com professores e crianças de uma escola de Educação Infantil do município de Serra-ES. Acredita-se que, por meio de “bons” encontros, os protagonistas do processo educativo ao se colocarem abertos às relações potencializam a constituição do “comum”, fortalecendo o trabalho coletivo e os movimentos inventivos curriculares.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41p307-315

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e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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