INVOLUÇÃO E OS CURRÍCULOS COTIDIANOS: A EFEMERIDADE DE UMA VIDA - CORPO

Letícia Regina Silva Souza, Tamili Mardegan da Silva

Resumo


Trata-se de uma pesquisa interessada nos acontecimentos produzidos por uma docência-nômade nos territórios movediços da educação e que tem como um de seus principais objetivos pensar os processos de composição-encontro dos corpos que, em meio aos movimentos curriculares, têm a involução como potencializadora da própria vida. Para tanto, defende que as práticas-políticas se realizam por meio das experiências vivenciadas cotidianamente por educadores nos mais diversos-complexos territórios do ensino público, na efemeridade de uma vida-corpo, que rompem com o instituído. Interroga, portanto, os currículos tecidos rizomaticamente, na tensão entre molar e molecular, nos quais são experimentados os diferentes modos de existência, articulados aos processos de subjetivação. Apostando na pesquisa com os cotidianos, cartografa o caráter reacionário dos fazeres docentes que compõem na defesa de que, ao (in)voluírem, os professores traçam linhas de fuga e permitem que a educação seja aerada com possibilidades outras de se pensar os currículos.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41p239-247

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