EDUCAÇÃO MENOR E AGENCIAMENTOS E INTERSECÇÕES E ACONTECIMENTOS E DESEJOS E APRENDIZAGENS E...

Elder José de Oliveira

Resumo


A presente pesquisa busca investigar os agenciamentos entre desejo e aprendizagem. Para tanto, vislumbramos a possibilidade de pensar a partir do conceito de minoridade no pensamento criado por Deleuze e Guattari (2017) e deslocado para o campo da educação por Gallo (2002). Entendendo educação menor como resistência, luta constante contra as formas da máquina capitalista que estriam espaço e tempo até o sufocamento das maneiras de vida, acreditamos que tal incursão apresenta relevância ao buscarmos movimentar ideias na produção de novas possibilidades de ser, ensinar e aprender. No trajeto, traçamos alianças com Sílvio Gallo, Virgínia Kastrup, Gilles Deleuze e Félix Guattari, defendendo a tese da aprendizagem como afirmação da vida potente, alegre, criativa – em oposição à vida maior, triste, organizada pela molaridade capitalista.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41p142-148

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e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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