PERFORMANCES COTIDIANAS COMO FUNCIONAMENTO LIGADO À VIDA: PRODUÇÃO DO NOVO, DEVIR E...
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AGRA, Lucio. Contra o adestramento: a performance e outros modos de existência. Revista do Lume, Campinas, n. 2, p. 1-7, 2012.
BOM-TEMPO, Juliana Soares. Por uma clínica poética: experimentações em riscos nas imagens em performance. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
CARVALHO, Janete Magalhães. O “comunismo do desejo” no currículo. In: FERRAÇO, C. E.; RANGEL, I. S.; CARVALHO, J. M.; NUNES, K. R. (Org.). Diferentes perspectivas de currículo na atualidade. Petrópolis/RJ: De Petrus; Vitória: Nupec/Ufes, p. 79-98, 2015.
CLARETO, Sônia Maria. Na travessia: construção de um campo problemático. In: CLARETO, S. M.; ROTONDO, M. A. S.; VEIGA, A. L. V. S. (Org.). Entre composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, p. 17-31.
CORAZZA. Sandra Mara. Noologia do currículo: vagamundo, o problemático, o assentado, o resolvido. Educação e Realidade, v. 27, n. 2, p. 131-142, jul./dez. 2002.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Trad. Luiz Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 1999.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida..., Educação e Realidade, v. 27, n. 2, p. 10-18, jul./dez. 2002.
DELEUZE, Gilles. O método da dramatização. In: DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Editora Iluminuras, p. 112-140, 2004.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. São Paulo: Ed. 34, 2012a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. São Paulo: Ed. 34, 2012b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. São Paulo: Ed. 34, 2012a.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2013.
FERRAÇO et al. Currículos e culturas: entre clichês e identidades e diferenças e... Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 3, p. 645-666, set./dez. 2015. Disponível em: www.curriculosemfronteiras. Acesso em: 15 jul. 2019.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
FOUCAULT. Michel. Polêmica, política e problematizações. In: FOUCAULT. M. Ditos & escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 225-233.
GALLO, Silvio. Do currículo como máquina de subjetivação. In: FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. (Org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis/RJ: DP et Alii; Vitória/ES: Nupec/Ufes, p. 203-217, 2013.
ICLE, Gilberto; BONATTO, Mônica Torres. Por uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers. Cadernos CEDES [Performance e Escola], n. 101, v. 37, p. 7-28. jan.-abr., 2017.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina e outros poemas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2007.
PINEAU, Elyse Lamm. Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 89-113, maio/ago. 2010.
PELBART, P. P. Vida capital. São Paulo: Iluminuras, 2003.
SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo de Andrade. O que pode a performance na educação? uma entrevista com Richard Schechner. Educação & Realidade, Porto Alegre: v. 35, n. 2, p. 23-35, 2010.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41p91-100
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
