DILEMAS DA PERFORMANCE NA ERA DO REGISTRO

João Paulo Leite Guadanucci, Suianni Cordeiro Macedo

Resumo


Parece haver consenso de que a prática artística da performance está ligada a duas características: sua permeabilidade em relação a realidade; e sua adesão a um determinado “aqui-agora”, o que implica efemeridade. Vivemos, todavia, uma época marcada pelo imperativo do registro: a experiência das coisas do mundo sugere a aparente necessidade de captação a partir de dispositivos tecnológicos (sobretudo imagéticos). A performance acusa as consequências dessa circunstância, que impacta sua própria lógica de funcionamento e possibilidades de expressão. Este ensaio busca refletir até que ponto a mediação tecnológica e imagética coloca em xeque as potencialidades expressivas da performance. Para tanto, propõe-se uma reflexão sobre a influência da presença dos dispositivos de registro na relação entre performers e públicos; visa-se, ademais, apontar e categorizar as capturas que tais procedimentos implicam, valendo-se do conceito criado por Deleuze e Guattari (1997), cujo diagnóstico parece fundamental para permitir linhas de fuga.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 3. ed. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 165-196.

COUTINHO, Liliana. Quando a performance encontra o museu: em diálogo com Catherine Wood. In: PAIS, Ana (Org.). Performance na esfera pública: ensaios e páginas de artistas. Lisboa: Orfeu Negro, 2017. p. 129-138.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. Trad. Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Ed. 34, 1997.

MORRIS, Robert. O tempo presente do espaço. In: FERREIRA, Glória, COTRIM, Cecilia. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006.

PAIS, Ana (Org.). Performance na esfera pública: ensaios e páginas de artistas. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.

PHELAN, Peggy. Unmarked, the politics of performance. London/NY: Routledge, 1996.

STILES, Kristine. Performance art. In: STILES, Kristine; SELZ, Peter (Org.) Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artists' writings. S/C: University of California Press, 1996.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41p80-90

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons